A sala de estar, como o próprio nome diz, é um espaço no qual é fundamental gostar de estar. Receber os amigos, ler um bom livro, assistir à televisão, bater um papo ao telefone - esse ambiente da casa aceita inúmeras atividades, mesmo quando têm medidas compactas. Para tanto, conforto e praticidade são palavras-chave ao montar a sua sala. Estas 21 salas, apesar de pequenas, são aconchegantes e trazem dicas e ideias preciosas de decoração para esse espaço da casa.
SALA 01
Esta sala, arejada e iluminada, é de estilo clássico. As poltronas da década de 1940 se destacam em frente à estante baixinha, sob a janela. Esse móvel corre de ponta a ponta no ambiente, organizando livros e servindo de aparador para telas e arranjos. Projeto de Dante Della Manna.
SALA 02
Com uma base neutra, pitadas de cor e marcenaria bem planejada, criou-se aqui uma decoração funcional e cheia de personalidade. Ao lado da TV, destaca-se na parede pintada de preto a tela de Mônica Sartori. Observe como o desenho do móvel baixinho respeita o espaço da obra de arte. Combinaram-se móveis antigos (a poltrona vermelha) e novos (o sofá da sala), salpicando cor com parcimônia. Projeto de Lúcia Cotta.
SALA 03
Na reforma, este apartamento, de 42 m², perdeu todas as paredes divisórias. O sofá de chapas de compensado de reflorestamento, dividido em duas partes, vira uma cama: basta remover o sofá da posição em L e deixar os módulos unidos, formando um quadrado. Rodízios facilitam a montagem. Dois colchões de solteiro compõem o assento, forrado com lona de caminhão costurada no avesso. Sob a janela, estrados produzidos com retalhos de madeira indicam o caminho do quarto, e a estante funciona como uma divisória entre a área social e a íntima. A profundidade de 52 cm permite acomodar objetos de ambos os lados. Projeto de Paulo Alves.
SALA 04
Em projetos em que acontece a integração dos espaços, é a decoração que dá conta de marcar os ambientes, com aqui: o estar é delimitado pelo tapete de bambu, que fica 10 cm embaixo do sofá e termina rente à estante de vidro. Os materiais contribuem para a leveza visual. A tradicional marcenaria para abrigar TV e som foi substituída por uma peça transparente, e a poltrona de acrílico também tem seu volume disfarçado. No centro, a mesa estreita libera a circulação. Projeto de Luiz Fernando Rocco, Fernando Vidal e Henrique Reinach.
SALA 05